top of page

O HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Ele é um vírus que afeta homens e mulheres e é hoje considerado uma DST.

 

Este vírus tem mais de 200 tipos diferentes, capazes de provocar lesões de pele ou em mucosas pelo contato de pele e relações sexuais. Na maior parte dos casos, as lesões podem regredir espontaneamente, mas em outros podem causar lesões associadas ao câncer.

 

Os vírus que tem maior probabilidade de provocar lesões persistentes e que estão associados às lesões pré-cancerosas são os tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58, entre outros. Já os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais, não costumam oferecer risco de progressão para malignidade.

 

Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos (que poderão ser detectados no organismo), mas nem sempre estes são suficientemente competentes para eliminar os vírus.

 

O HPV é um vírus tão preocupante pois ele pode causar os cânceres genitais como de colo de útero vulva e vagina, porem esses tipos de lesões quando estão no estagio inicial e podem ser tratadas não manifestam sinais e sintomas e por isso é tão importante realizar exames de rotina com seu ginecologista, pois só com exame de papanicolau e outros complementares que poderemos fazer o diagnostico dessas lesões.

 

Neste contexto, a vacina contra o HPV foi criada com o objetivo de prevenir a infecção e reduzir o número de pacientes que venham a desenvolver câncer de colo de útero.

 

A vacina é também indicada para mulheres e homens que já tiveram contato com o vírus, como existem vários tipos de vírus do HPV, por mais que ela já tenha contraído um, pode se proteger contra outros que ela tenha contato no futuro.

Consulte o seu Médico e saiba mais sobre a Vacina do HPV

bottom of page